sábado, 23 de novembro de 2013

Espectro visível

Espectro visível é a porção do espectro eletromagnético, que pode ser captada pelo olho humano. Geralmente esta radiação identifica-se como sendo a luz visível, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiação infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequência da luz visível é associada uma cor. O espectro visível pode ser subdividido de acordo com a cor, com vermelho nos comprimentos de onda longos e violeta para os comprimentos de onda mais curtos. O espectro visual varia muito de uma espécie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, não vêem todas as cores, apenas azul e amarelo, mas de maneira geral, em preto e branco numa aparência de cinzas. Nós humanos vemos numa faixa que vai do vermelho ao violeta, passando pelo verde, o amarelo e o azul. Já as cobras vêem no infravermelho e as abelhas no ultravioleta, cores para as quais somos cegos.




A figura ilustra a faixa dentro do espectro eletromagnético visível.

4 comentários:

  1. Imprecionante quantos tipos de radiação existentes, e como estão presentes no nosso cotidiano. Muito interessante o assunto, e o fato de quanto podemos aprender com ele.

    P. Laiane da S. Iboshi

    ResponderExcluir
  2. nossa uma variedade enorme de radiação muito legal

    ResponderExcluir
  3. Gostei do modo que voce explicou o que é EXPECTO VISÍVEL pude ver que está presente no nosso cotidiano e nem percebemose pude ver como existem varias tipos de radiação.
    Lorraine Paola.

    ResponderExcluir