Raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Os raios X foram descobertos no dia 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o conjunto foi envolvido por uma caixa com um filme negro no seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário. Röentgen percebeu que quando fornecia energia cinética aos eletrões do tubo, estes emitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica. Intrigado, resolveu colocar entre o tubo de raios catódicos e o papel fotográfico alguns corpos opacos à luz visível. Desta forma, observou que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a chegada desta estranha radiação até à placa de platinocianeto de bário. Isto indicava que a radiação possuía um alto poder de penetração. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen pediu à sua esposa que posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Devido ao seu poder penetrante, que depende das substâncias onde incidem, são utilizados para examinar, por exemplo, ossos e dentes. Os funcionários da segurança dos aeroportos usam os raios X para examinar as bagagens dos passageiros (os objetos metálicos são mais opacos aos raios X, sendo por isso vistos por contraste). Na indústria metalúrgica (na detecção de minúsculos defeitos, fissuras ou inclusões de materiais nas soldaduras metálicas) e nas instituições e empresas que estudam a idade e técnicas, utilizadas nas pinturas antigas e investigam se certas obras são falsas.
Esta foi a primeira radiografia, nome dado pelo cientista à sua descoberta.
Nosssa muito bom de mais, nao sabia quando foi descoberto, e acabei de entender melhor como funciona os raio x, e tambem vi a imagem do primeiro radiografia :) By Thais
ResponderExcluirnossa,achei muito legal como foi a descoberta do Raio X,não fazia ideia de como tinha surgido.muito interessante.Mata a curiosidade rsrs.
ResponderExcluirPor:Arianne
Muito boa a postagem, conhecer quem descobriu o raio x , quando foi, e ver a primeira radiografia! Muito bom, se contar que é algo que nos ajuda muito até os dias de hoje ! :D
ResponderExcluirPor: Rafael Costa
Muito legal esse descobrimento do raio X ,já que ainda é algo essencial para a medicina até hoje. :)
ResponderExcluirBem interessante saber como foi descoberto o raio x, algo que nos ajuda muito hoje em dia. Como ja me ajudou também, e legal tambem ver a primeira radiografia. Gostei! Por: Giovana Brischiliaro
ResponderExcluirMuito legal saber que a física está em toda parte, e que convivemos com ela a todo momento no nosso dia a dia. Esse tema, relacionado a raio x foi abordado de uma forma muito bem explicada, e bem interessante a foto da primeira radiografia. Por: Gabriella Campaner.
ResponderExcluirInteressante é que a foto da primeira radiografia não parece tão primitiva, pois da pra perceber de forma clara o contorno dos ossos.
ResponderExcluirmuito interessante o seu blog, e ainda mais poder ver a primeira radiografia e como ela é feita, concerteza a fisica faz parte do nosso cotidiano, faz parte de tudo.
ResponderExcluirPor:Sara
Nossa esse post me interessou bastante pois vi coisas que eu nunca vi na minha vida, parabéns!
ResponderExcluir