domingo, 24 de novembro de 2013

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra. A camada de ozônio é responsável pela absorção dessa radiação, mas os buracos que nela existem apresentam um sério risco para todos. Os seres vivos conseguem suportar facilmente pequenas doses de radiação ultravioleta, pois as células danificadas podem se regenerar. Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas. Provocam também, o bronzeamento da pele, se absorvidos com moderação, caso contrário podem originar queimaduras graves (insolação). Para uma adequada proteção da ação dos raios UV, podemos usar bloqueadores solares específicos para essa radiação. Esses protetores usam produtos químicos que absorvem a radiação UV, não permitindo que a pele seja afetada.


2 comentários:

  1. Como você já disse os raios ultravioletas podem causar doenças bem graves, por isso devemos nos proteger do sol usando bloqueadores solares específicos para essa radiação.Gostei de saber um pouco mais sobre os raios ultravioletas e os cuidados que devemos tomar.

    ResponderExcluir
  2. A física sempre fazendo compreender coisas do nosso dia-a-dia, a radiação ultravioleta pode trazer benefícios, mas também podem causar problemas como foi dito no post. Muito legal saber mais sobre essa radiação ultravioleta, bem legal o post. p. Janaina Galeriani

    ResponderExcluir